Como represália pelo cerco a Guimarães, e com o desejo crescente de tendência, os barões portucalenses, entre os quais se encontrava Gonçalo Mendes da Maia sob o comando de Afonso Henriques, invadiram a Galiza. Iniciando a campanha por terras galegas, o monarca portugûes conquistou com certa facilidade Tui e Toronho.
.
Invade as terras de Limia, assalta o Castelo de Alariz, e as sua tropas avançam em direcção ao rio Sil, pelas suas alcantiladas margens de difícil penetração, chegando a terras de Sarriá. Ao chegar ao lugar de Cerneja, depara-se com as hostes castelhanas afectas ao rei D.Afonso VII, comandadas por o conde de Sarriá, D.Rodrigo Vela e por o seu inimigo de longa data D.Fernão Peres de Trava.
Trava-se a peleja, onde uma vez mais a bravura dos portugueses foi posta à prova. Gonçalo Mendes da Maia, o Lidador, demonstra mais uma vez a sua valentia e a lealdade a D.Afonso Henriques, contibuindo para uma retumbante vitória sobre as tropas castelhanas.
.
D. Rodrigo Vela foi preso, assim como alguns dos seus homens, contudo consegue fugir da prisão.
.
Esta vitória sobre as tropas castelhanas levantou a moral às tropas portuguesas para novas conquistas e consolidação do condado portucalense.
Sem comentários:
Enviar um comentário